CMI ( Casa de Máquina de Incêndio)

Instalação e Manutenção
O sistema de pressurização consiste normalmente em uma bomba de incêndio, dimensionada a propiciar um reforço de pressão e vazão, conforme o dimensionamento hidráulico de que o sistema necessitar. A REVISÃO DO SISTEMA DE PRESURIZAÇÃOé realizada anualmente.





 Manutenção de Portas Corta-fogo
 
As portas corta-fogo são grandes aliadas no combate aos incêndios. Impedem a propagação do fogo, asseguram as rotas de fugas dos civis e o acesso dos bombeiros que combaterão o fogo. 

Para que as portas apresentem bom desempenho durante um possível incidente, é necessário realizar manutenções preventivas e reparadoras.

De acordo com a Norma NBR 11742, deve ser feita regulagem ou substituição dos elementos que não estejam em perfeitas condições de funcionamento, bem como limpeza e lubrificação das partes móveis. O responsável pela manutenção das portas corta-fogo deve efetuar: verificações do funcionamento automático e de todos os acessórios (fechaduras, dispositivos anti-pânico, selecionadores de folhas e travas, etc.). Também deve ser efetuada a limpeza dos alojadores de trinco, do piso e do batente, com a remoção dos resíduos e objetos estranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis (dobradiças fechaduras e trincos).

 Sistema de Pára-Raios
 
- Projetos;
- Instalações;
- Manutenções.
 
 
Franklin - composto por um captor, montado sobre um mastro metálico, que é ligado a cabos de descida, também metálicos, que conduzem a eletricidade ao solo por meio do aterramento.

Gaiola de Faraday - malha de fios metálicos com pequenas hastes conectadas a cada 8 metros, que recebem as descargas elétricas. Essa malha é conectada aos cabos de descida, que estão ligados às hastes de aterramento.

REVISÃO DO SISTEMA DE PÁRA-RAIOS é realizada anualmente.

Com fogo não se brinca

O oficial do Corpo de Bombeiros e consultor do Secovi Rio, Evandro Sarno, chama a atenção para uma questão importante: como ninguém sabe quando pode acontecer um incêndio, manter o sistema de combate ativo é fundamental. “O síndico deve fazer um programa de manutenção periódica”, reforça. Há que se analisar, por exemplo, se o sistema de pressurização das bombas está funcionado automaticamente; se as válvulas não estão emperradas. 

Choque de ordem em instalações elétricas, hidráulicas e outros itens

Instalações hidráulicas malconservadas acarretam em infiltração, afetando seriamente a estrutura. Deve-se prestar atenção nos prédios com mais de 30 anos de vida, já que as tubulações podem ser de ferro fundido e chumbo, materiais que provavelmente estão com a vida útil no fim. Se for esse o caso, há que se planejar a substituição gradativa por materiais como o PVC. Para evitar os vazamentos, recomenda-se fazer visitas periódicas nas unidades a fim de evitar problemas com torneiras e descargas.Não só os elementos estruturais devem ser observados. O telhado e os itens contidos nesse espaço: para-raios, antenas de telefonia e interfonia, por exemplo, estão na lista.