Portas Corta Fogo

A importância da manutenção das portas corta-fogo

As portas corta-fogo são grandes aliadas no combate aos incêndios. Impedem a propagação do fogo, asseguram as rotas de fugas dos civis e o acesso dos bombeiros que combaterão o fogo.

Para que as portas apresentem bom desempenho durante um possível incidente, é necessário realizar manutenções preventivas e reparadoras.
Verificar o funcionamento automático e de todos os acessórios, realizar a limpeza dos alojadores de trinco, do piso e do batente e remover resíduos e objetos estranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis, são consideradas ações preventivas e devem ser feitas mensalmente.

É importante ressaltar que, o conjunto porta corta-fogo e o piso ao redor não devem ser lavados com água ou qualquer tipo de produto químico. A limpeza da superfície da porta e do batente deve ser feita com pano umedecido com água e em seguida com pano seco. No piso ao redor não devem ser utilizados  produtos químicos (água sanitária, cloro, removedores de todos os tipos, produtos de caráter ácido), pois são agressivos à pintura e ao aço que compõe o conjunto porta corta-fogo.

A verificação das condições gerais da porta quanto à pintura ou revestimento, à lubrificação ou desgaste das partes móveis, são medidas reparadoras, pois no caso de alguma irregularidade no funcionamento, deve ser providenciada, imediatamente, a regulagem e /ou substituição dos elementos. Essas ações devem ser feitas semestralmente junto com a verificação da legibilidade dos identificadores das portas.
Todos os serviços que envolvam substituição de peças devem ser executados pelo fabricante ou por empresas por ele recomendadas, a fim de garantir a qualidade e a eficiência do conjunto porta corta-fogo.

Lembre-se, a manutenção das portas corta-fogo é tão importante quanto à sua implantação, pois a simples presença física da porta corta-fogo não garante a segurança contra incêndio. Para proteger a vida e o patrimônio das pessoas é fundamental que as portas corta-fogo estejam em perfeito estado de funcionamento, conforme a Norma NBR 11.742, da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De olho na segurança e na qualidade das portas corta-fogo

As portas corta-fogo para saída de emergência foram criadas para assegurar a vida de pessoas durante os incêndios. Portanto, é imprescindível garantir a qualidade das portas na ação contra o fogo.

Alguns requisitos tornam-se indispensáveis quando se trata da aquisição de uma porta corta-fogo para a segurança de vidas e patrimônios. Leia os itens relacionados abaixo, siga-os corretamente durante uma aquisição de porta corta-fogo e sinta-se mais seguro.

1 - As portas corta-fogo devem seguir as especificações da norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 11742.

2 - Verifique se o fabricante possui certificação em um órgão reconhecido (ex.: CERTA, INMETRO) que assegure a qualidade e a eficiência do produto quanto a conformidade às especificações da NBR 11742 na fabricação das portas corta-fogo. 

3 - Pesquise e verifique o status atual da empresa fabricante quanto a certificação controlada pelo INMETRO.
Acesse o site do INMETRO e verifique a certificação do fabricante e do produto a ser adquirido.

4 - As portas corta-fogo devem ser avaliadas periódicamente em testes realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), afim de garantir a qualidade e classificar as portas quanto ao tempo de resistência ao fogo (P-30, P-60, P-90 e P-120).

NOTA: Para total garantia de segurança, o comportamento das portas corta-fogo deve ser avaliado como um conjunto (batente, folha e ferragens) no ensaio do IPT, pois se apenas um dos componentes da porta estiver assegurado pelo IPT como incombustível, não haverá garantia da eficiência do produto como um todo. Exija sempre o laudo do ensaio do IPT completo, assegurando que o conjunto porta corta-fogo foi testado e aprovado pelo instituto.